segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Novamente Feira e Castro Verde

Mais um ano que passou, mas uma feira anual de Castro Verde que chegou. Como devem de saber, ou não, a feira é a época do ano mais desejada do ano, é onde os jovens e as pessoas mais idosas se encontram com dois objectivos em comum: fazer compras e divertir-se.
Por onde quer que olhasse, apenas via cores alegres, pois eram raras as vezes encontrar pessoas que estivessem tristes. Até as pessoas que lá estavam a trabalhar estavam rodeadas de cores alegres, apesar de estarem sempre com cara de quem ainda não tinha vendido muita coisa. Mas após reparar bem, as cores que se viam eram as cores escuras das roupas dos ciganos, mas apesar disso não se via muita tristeza.
Ao relembrar a feira, consigo sentir uma mistura de vários cheiros ao mesmo tempo, como por exemplo o odor da gordura quente e das farturas acabadas de fritar em conjunto com o açúcar e canela, o cheiro das pipocas doces fresquinhas juntas ao algodão doce. Consigo sentir também o odor dos ciganos cansados dos longos dias de trabalho e o cheiro a bebidas e comidas quente que vinha de varias barracas ou até dos restaurantes às horas das refeições.
Mas o que mais gostei de ver na feira foram várias mães com filhos com os olhos a rilhar por terem recebido mais um brinquedo novo que os pode entreter durante algum tempo e ao verem o brinquedo vão dizer à mãe:” Compras-te isto na feira, não foi?” e ficam com um grande sorriso. Também se viam pessoas de todo o “jeito”, “cor” e “tamanho”, pessoas que mais uma vez vieram viver a emoção da feira de Castro Verde e pessoas que vieram de longe apenas para poder dizer que vieram à nossa feira.
Posso concluir assim que apesar de tudo, passou mais um ano e com ele mais uma tradição da nossa vila. Mais um ano que vai ficar relembrado como a Feira de Castro Verde e muita gente vi comentar e dizer:” Olha lá, lembras-te daqueles dias da Feira de Castro Verde de 2007?”.
Plano-guia do texto “Novamente feira de Castro Verde”

Introdução: - O que é a feira para nós.

Desenvolvimento: - As cores (abstractas e concretas);
- Os vários odores existentes na feira;
- Os vários tipos de pessoas que vieram à feira.

Conclusão: - Mais um ano que passou e as lembranças que ficam.
Publicado por Nádia Marçalo

2 comentários:

Professor disse...

Um conselho: faça uma revisão ao seu texto e procure alterar o uso excessivo da anáfora. Repete muitas vezes as mesmas palavras.

Professor: Paulo Mota

Professor disse...

Avaliação do texto:

Suficiente


Professores: Paulo e Alice