domingo, 4 de novembro de 2007

Feira de Castro Verde

Exposição: Texto Expositivo-Informativo
"Feira de Castro Verde"
A feira de Castro é um momento único de tradição com vários séculos de existência, realizando-se sempre ao terceiro Domingo de Outubro, sendo esta considerada a maior feira do sul.
Em tempos, a feira durava quinze dias. Durante esta quinzena rumavam pessoas de vários pontos do país, atraídas pelo bulício e mostras de ruralidade.
Actualmente, tem a duração de três dias, sendo estes marcados pelos espectáculos musicais, modas alentejanas, canto a despique e baldão, e muitos outros negócios, nomeadamente de roupa e acessórios, não esquecendo os espaços de diversão que não passam despercebidos pela camada mais jovem.
Por estes dias a vila enche-se de cheiros e ciganos; não faltando também mesas repletas de castanhas, figos secos e nozes, bem como as farturas e churros.
Chegam ainda excursões, mas nada como antes, pois também a feira já perdeu alguma da tradição. O artesanato, que antigamente era a principal atracção, tem caído no esquecimento, ao longo do tempo. Mas uma coisa é certa, o que no fundo não mudou, com o passar do tempo, foi o convívio e o encontro entre velhos amigos.
Nos dias de hoje, as pessoas já não pensam na feira como algo necessário ao qual a presença é indispensável, vêem-na como um espaço social onde se misturam culturas, sabores e reencontros entre amigos e conhecidos.
A feira de Castro é assim uma das últimas feiras com maior tradição, ao qual não podemos ficar indiferentes, permitindo assim que tal tradição se mantenha com semelhante vivacidade durante muitos mais anos.


Plano-Guia

Introdução:
  • No que consiste a feira de Castro

Desenvolvimento:

  • Feira -Antes e Depois: As principais alterações

Conclusão:

  • Uma tradição a preservar

Publicado por Vânia Palma

2 comentários:

Professor disse...

Uma escrita regular e de maneira geral correcta. Penso que deveria ter falado mais do "Hoje".

Professor disse...

Avaliação do texto:

Bom


Professores: Paulo e Alice