sábado, 16 de fevereiro de 2008

As preocupações ambientais na sociedade actual

A Terra está a aquecer. Cada vez mais esta parece ser uma realidade evidente, um panorama que teima em piorar e que parece não ter retorno à vista.
Será que chegou mesmo a altura de pensarmos de uma maneira mais "verde" e de se efectuar uma mudança radical urgente para que possamos dar um descanso ao stress que o planeta tem sofrido?

Naturalmente que quando se fala em poluição, toda a gente levanta a mão, mostrando-se mais entendida na matéria do que realmente é. Muitos descuram as alterações que isso acarreta, por algumas levarem mais tempo a manifestar-se, ou por não serem tão visíveis.
Já o meu avô, os mais antigos em geral, dizem que o tempo já não é como outrora foi, que as estações do ano estão todas indiferenciadas, ou seja, que o Inverno e o Verão quase que "passam por cima" da Primavera e do Outono. A seara que dantes crescia viçosa e o ribeiro que corria alegremente para a alimentar, hoje recuou e a chuva que dantes era certeira para fazer brotar o cereal, hoje praticamente deixou de se ouvir e o meu avô António quase que consegue contar os pingos de água que entram nas fendas da terra gretada.
O efeito de estufa, esse que normalmente seria tão benéfico há centenas de anos, agora está a tornar-se uma dor de cabeça. Com a concentração dos gases de efeito de estufa (GEE) a aumentarem na atmosfera, estes "obrigam" a Terra a reter mais calor do que aquele que seria "necessário". Este desequilíbrio, mesmo que pareça muito pequeno aos nossos olhos, apenas com o aumento de umas décimas de ºCelsius, é o suficiente para destabilizar os ecossistemas, verificando-se o degelo dos glaciares e das calotes polares, inundações e períodos de seca, furacões, todos estes fenómenos cada vez mais frequentes e mais violentos. E o problema é que tudo isto está a aumentar a um ritmo alarmante.
O problema é que os países mais ricos, aqueles que poderiam fazer a grande mudança, recusam-se a cumprir objectivos mais ecológicos sob pena de registarem uma quebra na economia. A ganância é grande pecado, não é? Um pecado que se pode pagar demasiado caro. O dinheiro é assim a grande máquina contra a Natureza.
Há certos organismos que contribuem na tentativa de seduzir esses "senhores" para a beleza da Natureza, e que deverão preservá-la, mas muitas vezes sem sucesso, demasiadas vezes não são ouvidos ou ainda são prejudicados e enfrentados por aqueles que detêm o poder, e tudo isto só por terem uma atitude ambiental correcta.
Mas todos nós podemos ajudar o ambiente, começando até pela nossa própria casa, tantas medidas que podemos tomar: adquirir electrodomésticos de classe A, trocar as lâmpadas incandescentes por umas mais económicas, reduzir os resíduos com a política dos 3 R's (reduzir, reutilizar e reciclar). Podemos fazer muito pelo ambiente, pois ainda temos muito para dizer e aprender com ele.

Acredito que com a sensibilização das camadas mais jovens se possa desde cedo contribuir para boas práticas ambientais, pois elas são simples e cabe a todos nós um papel importante neste julgamento em que se decide o futuro do nosso planeta. Vamos lutar pela "saúde" do nosso planeta, vamos dar luz Verde às gerações vindouras!

2 comentários:

Professor disse...

Avaliação global:
Bom +

Professores: Alice e Paulo

Um lugar a caminho! disse...

parabéns,você soube relatar muito bem como esta a sociedade atual e suas preocupações ambientais.